Professor e estudantes da UFSC apresentaram projetos no Tubarão

29.11.2017

Buscando uma referência na maturação de atletas das categorias de base, o professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Juliano Fernandes da Silva, esteve no Clube Atlético Tubarão e apresentou projetos do núcleo de pesquisa de futebol e futsal, com foco na maturação de jogadores. Coordenadores, treinadores, auxiliares e preparadores das categorias de base e também do profissional estiveram reunidos no auditório do clube.

 

- Nossas categorias de base tem um perfil de atleta com diversas variantes: técnico, psicológico e físico. Nós costumamos trabalhar com atletas que tem a maturação baixa, que ainda não desenvolveram todas suas capacidades físicas. Para termos certeza que o nosso objetivo técnico-tático será alcançando, precisamos também ter o conhecimento de que o nível de maturação seja ideal - afirma Raffaele Messina, coordenador técnico Departamento de Formação do Tubarão.

 

A partir de fevereiro de 2018, o clube inicia o projeto de avaliação de maturação dos atletas, junto com a análise técnico-tática, começando com o elenco sub-15 e posteriormente sendo expandido para outras categorias.

 

- O clube tem uma base teórica muito bem aplicada na prática. O objetivo dessas conversas é alinhar ainda mais essas discussões, uma vez que o clube já possui uma base delineada para a melhor produção de conhecimento e melhoria dos treinamentos - destaca Juliano Fernandes.

 

As categorias de base também tem um calendário repleto de competições em 2018, algumas de nível nacional. Em janeiro, a categoria sub-20 participa da Copa São Paulo, torneio de base mais importante do país. Também no primeiro mês do ano, o sub-17 disputa a tradicional Copa Santiago, outra competição que reúne os melhores times do país. Na última edição, o Peixe fez uma ótima campanha, eliminando o São Paulo e chegando até as semifinais.

 

 

 

Please reload

Destaque

Final do sub-17: Tubarão enfrenta o Criciúma na Vila buscando bicampeonato estadual

14.11.2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes