Jogadores realizam avaliações físicas com Núcleo de Pesquisa da UFSC

08.09.2017

Dentro da preparação para a Copa Santa Catarina, os jogadores do Peixe realizaram avaliações físicas no Domingos Gonzales durante a quinta e a sexta-feira. Foram quatro testes no total, incluindo: salto horizontal, velocidade de 30 metros, Rampinini e TCar. Toda a atividade foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal da UFSC e monitorada pelo preparador físico do elenco profissional, Agenor Junqueira. 

 

- Estes testes estão relacionados com a demanda física de jogo. Os atletas que apresentam os melhores resultados têm a tendência a realizar maiores ações de alta intensidade nas partidas. Além disso, as avaliações servem para individualizar a prescrição de treinamentos - desta Juliano Fernandes da Silva, professor do Departamento de Educação Física da UFSC. 

 

Antes das avaliações, foi verificado também a composição corporal de cada atleta para controle de peso e suplementação. No teste de salto horizontal é possível detectar a potência dos membros inferiores. Já o Rampinini possibilita observar a capacidade do jogador em resistir a trabalhos de alta intensidade. O TCar, também conhecido como teste de resistência vai e vem, tem como objetivo descobrir o pico de potência aeróbia para prescrever treinos individualizados baseados na distância e velocidade apresentadas nos resultados dos testes. 

 

- Os resultados irão nos ajudar a elaborar os treinamentos. Vamos analisar com a comissão técnica para assim dividir os jogadores em grupos de acordo com as necessidades de cada um em relação aos testes realizados e a posição. Alguns poderão fazer um trabalho separado, já outros farão complemento - comenta Agenor Junqueira. 

 

No sábado, os atletas continuam as atividades físicas, desta vez na academia. Na segunda-feira, eles retomam os treinamentos técnicos na Vila. A estreia do Tubarão na Copa SC está marcada para o dia 08 de outubro, fora de casa, contra o Joinville. 

 

 

 

Please reload

Destaque

Edinho avalia confronto com o Avaí: “fazer de tudo para sair com os três pontos”

27.02.2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes