Sábado perfeito: Série D do Brasileiro, Elite Catarinense e “Parabéns a Você”

15.04.2017

Nunca um empate teve tanto sabor de vitória. Neste sábado, o Tubarão confirmou o retorno ao calendário nacional ao garantir a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018, e consolidou a permanência na elite do futebol catarinense ao ficar no 0 a 0 com o Figueirense no estádio Domingos Silveira Gonzales. A partida válida pela 8ª rodada do returno ainda marcou a despedida dos jogos em casa pela série A de 2017, já que o Peixe encerra sua participação contra o Barroso, em Itajaí.   

Pela primeira vez na competição, todos os jogos aconteceram no mesmo dia e no mesmo horário, por haver disputa de título do turno e de rebaixamento: Chapecoense foi campeã e vai decidir o campeonato com o Avaí, enquanto que Almirante Barroso, Metropolitano e Inter de Lages seguem brigando para não cair. Com tantas atrações simultâneas, o torcedor do Peixe ficou ligado ao que acontecia no campo e não desgrudou o ouvido do rádio, acompanhando os resultados de adversários diretos. 

Tubarão e Figueirense entraram em campo com a mesma pontuação: 18. O equilíbrio da tabela se refletiu com a bola rolando e o primeiro tempo foi de poucas oportunidades para as duas equipes. No minuto 12, o torcedor cantou o tradicional “Parabéns a Você” em homenagem ao aniversário de 12 anos do Clube Atlético Tubarão, comemorado na sexta. Os visitantes tiveram mais ações ofensivas, mas a chance mais clara foi do Peixe. Aos 45, Rafael Ratão recebeu dentro da área, pelo lado direito, e bateu forte, rasteiro. Próximo à trave, o goleiro Thiago defendeu com as pernas. 

A segunda etapa não foi muito diferente e ninguém conseguiu mexer no placar. A atenção no estádio não terminou com o encerramento da partida. Enquanto atletas esperavam no gramado, boa parte dos torcedores não deixava as arquibancadas. Todos esperavam pelos resultados finais dos jogos que definiriam o acesso do Peixe à Série D e manutenção entre os melhores do estado.  E eles vieram, gerando uma explosão de alegria.

- Esse era um dos objetivos do projeto para 2017, garantir o retorno do clube ao calendário nacional e consolidar a permanência na elite catarinense. Conseguimos graças ao trabalho de todos. Gostaria de agradecer à comunidade de Tubarão, aos nossos torcedores, que sempre nos apoiaram, aos atletas, ao corpo técnico, à Unisul, que nos deu todo o suporte quando precisamos e que está alinhada com nossos pensamentos. Temos o orgulho de dizer que o Sul de Santa Catarina tem mais um clube com calendário forte para a próxima temporada - analisou o presidente do Tubarão SPE, Luiz Henrique Martins Ribeiro.

A reabilitação da equipe na competição teve início quando Waguinho Dias assumiu o comando. A partir da sexta rodada, com o estádio sempre cheio, o grupo conquistou a pontuação necessária para alcançar os objetivos. Com 81% de aproveitamento na Vila, foram cinco vitórias e dois empates em sete jogos. O técnico considera que o torcedor foi fundamental no maior desafio de sua carreira.

- Quando fui contratado, cheguei em uma segunda-feira, me reuni com os dirigentes em um restaurante e começamos a analisar a situação. Nós sabíamos que era possível atingir o objetivo pela estrutura do clube, pela grandeza do projeto e pelo grupo de jogadores. Já na terça, a entrega foi total. Nós conseguimos fazer os resultados, principalmente em casa graças ao apoio do nosso torcedor, que foi determinante. Foi o maior desafio da minha carreira e fico muito feliz por conseguir ajudar nessa história tão bonita - analisa o técnico Waguinho.

O grupo se reapresentará na próxima terça-feira, quando iniciam-se os trabalhos para o jogo de encerramento do Campeonato Catarinense, contra o Barroso, hoje marcado para às 16h de domingo, no estádio Camilo Mussi.

Please reload

Destaque

Comunicado Oficial

30.04.2020

1/10