Tubarão e Elm City terão central de inteligência comandada por Júnior Chávare

30.01.2017

O Grupo Baltoro tem o orgulho de apresentar seu Diretor de Operações e Novos Negócios. A partir de hoje, Júnior Chávare passa a integrar o quadro diretivo da K2 Soccer e estará ligado às atividades que envolvem o futebol. Bacharel em Ciências da Matemática e analista de sistemas, possui vasta experiência em gestão de empresas e clubes, inúmeros títulos conquistados e atletas de ponta revelados.

O profissional será responsável por comandar uma central de inteligência esportiva, considerada fundamental para o desenvolvimento das atividades propostas pelo grupo, gerando conteúdo que servirá de suporte ao Clube Atlético Tubarão, ao Elm City Express, aos escritórios de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Nova Iorque e Londres e no projeto que inclui a gestão de uma equipe na Europa.

- Fiquei impressionado com as ideias do grupo e com a visão de longo prazo, abrangendo áreas distintas e complementares do esporte. A possibilidade de criar uma central de inteligência, com laboratórios que envolvem questões físicas, técnicas, táticas e mentais, foi determinante para que eu aceitasse mudar o rumo da minha carreira. Sempre vivi o dia a dia de clubes e agora vou trabalhar em um grupo que quer fazer mais do que futebol, quer trazer inovação, produção de conteúdo, envolver comunidades científicas, deixar um legado. Estamos diante de algo muito grande e fico feliz de poder fazer parte disso - explica Chávare.

A K2 Soccer S/A foi criada em 2013, com o objetivo de realizar investimentos no mercado do futebol. No ano seguinte, passou a focar na assessoria e mediação de negócios na área esportiva, fortalecendo sua posição com investimentos em ativos advindos do futebol profissional em especial por meio de participação em outras sociedades no Brasil e no exterior.

Atualmente, a empresa é responsável direta pelo ressurgimento do Clube Atlético Tubarão, projeto iniciado em meados de 2015, com previsão inicial de 40 anos de duração e que tem sua base sustentada por três pilares: paixão, inovação e inspiração. Com apenas um ano e meio de gestão total das atividades do clube do Sul de Santa Catarina, já houve o tão desejado acesso à elite profissional, algo perseguido na cidade desde 2009. O que mais chama atenção é o modelo adotado: é o primeiro clube startup do Brasil, com a sede administrativa incubada na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Além do futebol profissional, também estão em funcionamento as equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-20. As duas primeiras foram campeãs estaduais das suas categorias na série B no ano passado e todas disputarão a série A em 2017.

- O trabalho que vem sendo liderado pelo presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro é impressionante. Ao lado dos resultados positivos dentro de campo, já há produção de conteúdo junto ao meio universitário. Um formato de coprodução está em operação, integrando cursos da Unisul, entre eles educação física, gestão esportiva, jornalismo e nutrição. Os laços serão ampliados em breve - garante Chávare.

Com conexões internacionais desde o início das operações, o grupo estabeleceu uma sede no Velho Continente na metade de setembro de 2016. Estar mais perto de oportunidades de negócios na Europa motivou a abertura de um escritório em Londres. Já está em desenvolvimento o projeto de criar relacionamentos sólidos com clubes e estruturas esportivas de todas as divisões para realizar transferências de atletas, promover intercâmbios culturais e experimentar novas situações em um mercado de reconhecido sucesso.

- Estamos estudando três mercados importantes para estabelecermos o método de gestão do grupo em um clube da Europa. Esse é um processo que deve ganhar velocidade em algumas temporadas, ainda estamos mapeando e buscando esse clube. É um elo importante estrategicamente - confirma o Diretor de Operações e Novos Negócios.

No último dia nove, o grupo comemorou o lançamento oficial do Elm City Express, um clube de futebol sediado em New Haven, cidade do estado americano de Connecticut, a uma hora e meia de Nova Iorque. A estrutra esportiva a ser utilizada, como o Reese Stadium, pertence à tradicional Yale University, a terceira instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. A equipe vai disputar a National Premier Soccer League (NPSL), Conferência Atlântico, prevista para acontecer entre o início de maio e a metade de agosto.

Por terem o mesmo DNA gestor, Elm City Express e Clube Atlético Tubarão serão parceiros em diversas áreas, abrindo um campo fértil para relacionamentos esportivos, modelos de negócios, engajamento entre as comunidades, possibilidade de intercâmbio educacional e abertura de mercado nas duas praças. Atletas brasileiros são esperados para compor a equipe norte-americana.

- Isso faz parte do nosso plano estratégico e dentro de duas semanas vamos receber uma delegação do Elm City para desenvolver e definir as nossas metas e objetivos. A intenção é de cooperação efetiva a curto prazo. Lançamos o clube nos EUA no início de janeiro e agora em fevereiro vamos receber uma comitiva de lá, com as presenças do presidente Zack Henry, do Brian Neumeyer, gerente, e da comissão técnica. A ideia é trocar "know how" e ideias, emprestar jogadores para lá e receber jogadores no Tubarão, explorar o mercado profissional nos EUA e parcerias entre a UNISUL e universidades no estado de Connecticut, entre outras ações. Não existe limite para o que está acontecendo e quero dar minha parcela de contribuição por tudo o que vivi e realizei. Estou muito feliz e espero contribuir com o avanço de questões relacionadas ao futebol. Nosso objetivo é fazer o esporte crescer em diversas áreas - finaliza Chávare.

FICHA


Nome completo: José Domingos Chávare Júnior
Formação: Bacharel em Matemática e Análise de Sistemas
Data de nascimento: 20/12/1966
Local de nascimento: Americana-SP

Carreira:


2000/03: Executivo de Futebol - Rio Branco de Americana
2003/04: Gerente de Futebol Profissional e Base - Inter de Limeira
 

- Campeão Paulista Sub-20
- Campeão Paulista da Série A2 Profissional
 

2005/08: Consultor independente - Juventus-ITA
2009: Coordenador de base - Ponte Preta
2009/10: Scout Manager - Juventus-ITA
2011/12: Consultor independente
2013/14: Executivo de base - Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
 

- Campeão Gaúcho Sub-13
- Campeão Gaúcho Sub-14
- Campeão Gaúcho Sub-15
- Campeão Gaúcho Sub-16
- Campeão Gaúcho Sub-17
- Campeão Gaúcho Sub-20
 

2015: Executivo de base - São Paulo Futebol Clube
 

- Campeão Paulista Sub-15
 

2016: Executivo de base e do profissional - Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
 

- 67% do grupo campeão da Copa do Brasil oriundo das categorias de base ou captado pelo departamento de formação  

Please reload

Destaque

Na reta final de preparação, Vinícius Kuerten fala da ansiedade pela estreia

20.01.2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes