Elm City Express: clube parceiro do CA Tubarão é lançado nos EUA com mesmo DNA de gestão e referências históricas semelhantes

10.01.2017

O CA Tubarão ganhou um “irmão” nos Estados Unidos. Trata-se do Elm City Express, lançado oficialmente nesta segunda-feira (09/01), em New Haven, no estado de Connecticut, onde ficará sediado e disputará a National Premier Soccer League - NPSL. Diversas parcerias entre os clubes estão previstas a partir deste ano com o objetivo de explorar um campo fértil para relacionamentos esportivos, modelos de negócios, engajamento entre as comunidades, iniciativas de intercâmbio educacional e absorção de atletas entre os dois países. Um ato de integração está marcado para fevereiro, quando a comissão técnica do time americano virá ao Sul de Santa Catarina para uma troca de experiências.

As ações serão possíveis porque o DNA administrativo dos clubes é o mesmo: a empresa K2 Soccer, pertencente ao Baltoro Group, uma venture building com escritórios em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Nova Iorque e Londres. Na gestão do CA Tubarão há um ano e oito meses, a K2 Soccer, sediada na capital catarinense, passa a contar com uma base nos Estados Unidos com a responsabilidade de gerenciar a operação americana.

- Estamos analisando esse mercado há 18 meses, conversando com executivos, atletas, treinadores, ex-atletas, proprietários de clubes, agentes e outras pessoas envolvidas com o futebol em todas as esferas nos Estados Unidos. Depois de análises criteriosas e cuidadosas, optamos pela criação de um clube na NPSL por algumas razões, como a natureza colaborativa da liga e de seus proprietários e a convergência de características envolvendo a cidade de New Haven e o estado de Connecticut para a instalação de um clube sustentável - explica o americano de português fluente Zack Henry, presidente do Elm City Express e da K2 Soccer USA.

Por seguirem a mesma linha de valores do grupo gestor, os clubes apresentam modelos semelhantes no que diz respeito à inovação, produção de conteúdo através do futebol e engajamento com a comunidade. Se no Brasil o CA Tubarão está incubado na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com quem já desenvolve trabalhos integrados no dia a dia nas áreas de jornalismo e nutrição, por exemplo, nos Estados Unidos o Elm City Express utilizará o Reese Stadium, da Yale University, terceira instituição de ensino superior mais antiga do país. O local, que já serviu de campo de treinamentos para a Seleção Brasileira em 1995, será palco dos jogos oficiais do clube. Além da questão estrutural, conversas com outras instituições educacionais de Connecticut estão em andamento para parcerias voltadas à produção de conteúdo.

- Somos obcecados pela eficiência. Foi com esse pensamento que assumimos um clube quase fechando na metade de 2015 e hoje estamos a poucos dias de estrear na elite do futebol catarinense, com uma região inteira orgulhosa do projeto que ela ajudou a construir. O objetivo é replicar o DNA de sucesso nos Estados Unidos, além de abrir portas para um mercado extraordinário no que diz respeito ao esporte como negócio e entretenimento. Eu costumo comparar o futebol nos Estados Unidos a um trem-bala parado na estação: ou você entra antes que ele parta ou ficará de fora da viagem. Nós estamos fazendo a nossa parte! Eu tenho certeza que o futebol brasileiro ganha muito com esse tipo de relacionamento entre Tubarão e Elm City. Eu penso ainda que não é só Clube Atlético Tubarão que ganha um clube irmão, mas o futebol brasileiro ganha mais um aliado nesse processo de estruturação de novas ideias - completa Luiz Henrique Martins Ribeiro, presidente do Clube Atlético Tubarão SPE, da K2 Soccer e agora vice-presidente do Elm City Express.

O nome do representante americano tem origem no apelido da cidade, Elm City, como ficou conhecida após receber oficialmente a primeira árvore (Elm) do programa de plantio mais antigo dos Estados Unidos. O sucesso no engajamento atingido ao longo do projeto ecológico é um dos orgulhos dos moradores de New Haven. Já o Express faz referência ao forte histórico da região com os transportes ferroviários. Todos os dias, milhões de pessoas passam por suas estradas tendo Boston e Nova Iorque como destinos mais frequentes. Essa é mais uma das semelhanças com o projeto de Tubarão, uma vez que o clube irmão do Brasil tem seus primórdios fortemente atrelados aos ferroviários e fica, inclusive localizado no bairro Oficinas, onde moravam os operários de trens. A construção de uma estrada de ferro também impulsionou o desenvolvimento de toda a região.

Oficialmente aceito pelo comitê organizador da NPSL em 15 de novembro de 2016, o Elm City Express está em fase de montagem do grupo de atletas. A competição será realizada entre o início de maio e a metade de agosto, mas ainda não tem datas definidas para seus jogos.

Please reload

Destaque

Goleiro Thiago é mais uma revelação das categorias de base promovido ao elenco profissional

10.12.2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes